top of page

Um pouco da nossa história

O Projeto Afin foi idealizado pela Juíza da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Michelli Changman, e inaugurado em 31 de março de 2017. Trata-se de uma parceria entre a Vara da Infância e Juventude de Nova Odessa e o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) local, a partir da qual são desenvolvidas várias atividades com a finalidade de chamar a atenção de pais e cuidadores de crianças, principalmente na Primeira Infância (0 a 6 anos), sobre a importância e benefícios de um bom vínculo parental.

 

Abertura Exposição AFIN (7).jpg

A sala sede do Projeto AFIN encontra-se anexa ao CEJUSC, onde acontecem as conciliações nos processos de família. Os partícipes das conciliações que tem filhos pequenos são convidados a comparecer na sala sede do Projeto para receberem orientações sobre vínculos parentais e suas consequências. A sala, que contém biblioteca para consultas de obras relacionadas ao tema, também é aberta à visitação do público em geral das 12:30h e 17h, está localizada no CEJUSC de Nova Odessa, na Av. João Pessoa, nº 1270, Bosque dos Cedros, Nova Odessa/SP. 

No ano de 2018, o Projeto AFIN foi uma das cinco iniciativas vencedoras do Edital de Seleção de Experiências de Boas Práticas do Estado de São Paulo, promovido pelo Instituto Alana, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com o Tribunal de Justiça de do Estado de São Paulo. Até o ano de 2019, o Projeto AFIN já realizou mais de 30 palestras, 20 reuniões de Grupos de Estudo, 8 exposições de painéis e outras tantas ações de sensibilização em redes sociais e junto a entidades de interesse.

8efd48_9101e274e48941baac5b51baf9133a91_

Em 2019, o Projeto AFIN apontou no livro "Primeira Infância no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes - Uma experiência a ser replicada, publicado pelo Instituto Alana, como um dos cinco Projetos de Primeira Infância inspiradores do Estado de São Paulo.
 
No ano de 2020, o Projeto passou por uma profunda reformulação para a adaptação das nossas ações predominantemente por ambiente virtual, assim como aprimora-las visando a uma maior aproximação com o público de interesse, buscando alcançar, o quanto possível, a população mais vulnerável e promover o diálogo e a intersetorialidade, para a busca de maiores impactos no desenvolvimento infantil.

A partir dessa reformulação, o Projeto Afin passou a concentrar seus esforços, de forma preponderante, na sensibilização de gestores para o direcionamento de ações voltadas à Primeira Infância. Para tanto, criou a ação "Dialogando para Transformar: Jornada de Debates pelos Planos Municipais da Primeira Infância", uma iniciativa que reúne multiatores e palestrantes militantes na causa da Primeira Infância, que trazem informações importantes sobre como fomentar políticas voltadas à Primeira Infância nos Municípios. Os eventos já produzidos poderão ser acessados no canal do Youtube do Projeto Afin
.

 

No ano de 2022, o Projeto Afin recebeu menção honrosa na 2ª edição do prêmio Prioridade Absoluta, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça.

Em 2023, o Projeto Afin prosseguiu na realização da Jornada de Debates, tendo realizado o 14º encontro da Jornada com a participação de interessados de todo o Brasil. Também atuou junto a escolas e entidades levando conteúdos de Primeira Infância para famílias e corpo docente dessas localidades.

Em 2024, o Projeto Afin deve lançar a sua Cartilha atualizada, que em breve constará do site para acesso ao público em geral.

 

Imagem.jpeg

Mas o início dessa trajetória não seria possível sem a colaboração de muitos, a quem rendemos nossos afetuosos agradecimentos: Victor Diógenes Art. Artemis Lyrae; Raphaela Valente Souza e Rafael Ghiraldelli (Ilustrações); Juliana Costa Souza (Cerimonial e Comunicação Social); Fábio Margutti; Kelly Stein e Estefânia Gavina (Fotografia); Capuccino Produções (Vídeo Institucional); Elcio Alexandre Escaples, André Marroig e Hélio Fernando Ferreira Cyrino (Psicanalistas); Rogerio Taddeu, Fernanda Splenger, Sandra Stirbulov, Iuri Victor Capelatto e Ivan Roberto Capelatto (Psicólogos); Jacqueline Moraes e Rosemeire Laviano (Educadora); José Martins Filho (Médico Pediatra) e Priscila Ribeiro Huguet (Médica Obstetra); Stella Hiroki, Denise Auad, Monica Marzagão; Junior Cadima (Pesquisadores); Antonio Carlos Malheiros (Desembargador); Katia Zambretti (Redatora), e a todos os demais que direta ou indiretamente contribuem ou continuam contribuindo para as nossas ações. 

Abertura Exposição AFIN (23).jpg
bottom of page